Volta e meia me pego pensando no quanto mudei. Algumas características que eu amava passaram a não fazer mais sentido. Outras eu até queria manter, mas a vida me obrigou a moldá-las.  Sofri um bocado, mas entendi que faz parte do pacote crescer. Me contentei em manter a essência, pois me dei conta que é algo que ninguém arranca de você. Nem o mundo!

A chave virou mesmo quando finalmente percebi que não era saudável precisar da aprovação dos outros pra ser quem eu queria ser. Pra muita gente isso é tão óbvio, mas pode ter certeza que para outras não é! Só consegui ter esse entendimento quando parei de me julgar e passei a aceitar quem eu era diante da vida que eu tinha.

SER LIVRE. Mesmo que seja apenas dentro de você. Só quem vive anos aprisionada, literalmente ou não, vai entender que somos o resultado daquela realidade. Liberdade é meu guia, meu sentimento mais intenso.

Fazer terapia, ler, viajar, conhecer gente, ser sacaneada, não conseguir aquilo que queria, ter crise de pânico, descobrir que a saúde não vai tão bem assim, foram sem dúvidas acontecimentos importantes pra esse novo eu existir. Tenho um conceito bem particular sobre a vida, e de tudo aquilo que acontece com a gente, mas essa não é a questão. De fato o que ando aprendendo sobre mim me faz sentir muito orgulho.

Aprendi, por exemplo, que eu posso ser livre o tempo todo. A reconhecer o que eu quero sem usar a vida dos outros como parâmetro (exercício diário). Aprendi que tudo bem ter vários sentimentos ao mesmo tempo. Que deixar de falar o que eu penso e sinto não me torna perfeita e que falar o que quero não me torna um monstro.

Aprendi que ninguém tem o direito de ditar regras. Pra nada. Aprendi que não posso ter opinião formada apenas baseada no que acontece comigo.Que a vida só faz sentido pra mim se for pra ir além do que me dizem que é pra ser. Que ter empatia, lutar pelo que acredito, me posicionar, ter autoconfiança e autoestima, me deixam mais forte. Todo dia aprendo algo novo sobre mim. Encarar tantas descobertas é assustador, mas é tão importante quanto respirar.

Fotos: @joypessa

4 Comments

  1. Minha amiga linda, vi você passar por todo esse processo de autoconhecimento e empoderamento, me orgulho muito de você! E também me espelho demais! Essa energia positiva mesmo nos momentos difíceis, essa alegria de viver… você é um grande exemplo, uma mulher linda por dentro e por fora!

    • Anna
      Anna Reply

      Ah, me emocionei aqui. Obrigada por sempre me apoiar!!! <3 Amo tu!!!

Write A Comment

Pin It